Certamente você caro(a)
leitor(a) já ouviu e leu muita coisa sobre liderança e tenho certeza de que se
juntarmos dez profissionais considerados líderes dentro das organizações,
encontraremos atitudes, posturas e condutas muito diferentes. Se assim é, será que as pessoas não estão
mais conseguindo distinguir um verdadeiro LIDER de um executivo, gerente ou
chefe revestido de um cargo ou função hierarquicamente superior? Ou será que não existe um padrão pré-definido
capaz de caracterizar o verdadeiro LIDER?
Para quantos chefes você já
esteve subordinado? Se você tem alguns
anos de carreira, provavelmente muitos!
Quantos desses superiores você afirmaria - com convicção - que eram (ou
são) líderes? Um? Dois?
Ou nenhum, possivelmente?
Se você conseguiu lembrar-se
de pelo menos um, quais eram as características desse LIDER? O que o destacava? Quais eram seus valores?
Por que você considerava-o um LIDER? Se
já faz muito tempo que você conviveu com essa pessoa, nos dias atuais você ainda
o consideraria um LIDER?
Na realidade, são muitas
indagações, porém poucas conclusões!
Tudo isso ocorre porque a
liderança também está condicionada, entre outras coisas, à percepção das
pessoas, cultura da empresa, ambiente e momento da vida de cada um.
Acho que como eu, você deve
estar cansado de ler e ouvir “receitas prontas” do tipo: Como ser um lider? As
competências para tornar você um verdadeiro lider. Desvendando os mistérios da
liderança. Haja paciência!
Assim sendo, não vou
tergiversar sobre o tema, nem tampouco alardear uma visão distorcida da
realidade, pelo contrário. Todavia, por entender que para ser um verdadeiro
LIDER é necessário muito mais que virtudes e competências acadêmicas, vou tentar
sintetizar, em quatro áreas que afetam o cotidiano de
todo profissional, aspectos e características que podem ajudar (mas não
garante) a, pelo menos, torná-lo mais respeitado e com melhores perspectivas
para comandar equipes e obter melhores resultados:
1ª área: RELACIONAMENTOS
- Sociabilidade
- Desenvolva relacionamentos baseados na confiança e cooperação, buscando uma convivência positiva com as pessoas que apresentam posturas e condutas antagônicas.
- Desenvolva habilidades na comunicação verbal e escrita, mantendo sempre posturas positiva, pró-ativa e participativa e sendo flexível, porém firme.
- Níveis de introversão e extroversão
- Desenvolva a capacidade de equilibrar a atenção e os interesses para dentro ou para fora de seu “eu”, de acordo com as circunstâncias.
- Procure compreender quando a introversão e extroversão são positivas e quando são negativas.
- Necessidade de ser aceito
- Aprenda a conquistar, com naturalidade, o respeito das pessoas.
- Saiba que uma conquista, por imposição ou cargo, leva ao descrédito.
- Ceticismo
- Aprenda a transformar o ceticismo (estado de quem duvida de tudo) em questionamento positivo.
2ª área: RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS E TOMADA DE
DECISÃO
- Raciocínio
- Busque o equilíbrio entre o racional e o emocional e desenvolva a reflexão.
- Saiba construir argumentos convincentes e tenha bom juízo de valor.
- Criatividade
- Crie, inove e comunique-se eficazmente, dando asas à imaginação com responsabilidade e desenvolvendo o pensamento criativo.
- Flexibilidade
- Seja maleável e flexível com responsabilidade, adaptando-se rapidamente às circunstâncias.
- Esforce-se para desenvolver várias habilidades.
- Minuciosidade
- Aprenda a não se prender nos detalhes, descubra quem deve ser minucioso e quando é positivo e quando é negativo ser detalhista.
3ª área: LIDERANÇA
- Assertividade
- Desenvolva a capacidade de ser afirmativo e positivo, sabendo o que quer e onde quer chegar, com auto confiança (sem ser pedante), comunicando-se com eficácia, atraindo e desenvolvendo pessoas talentosas e buscando sempre a superação das metas estabelecidas.
- Agressividade
- Saiba enfrentar e superar desafios, controlando os medos e inseguranças pessoais, assumindo riscos com ousadia e determinação.
- Empatia
- Aprenda a colocar-se na situação ou lugar do outro, procurando ouvir mais, entender e ajudar o outro a entender também, equilibrando sempre a emoção e a razão.
- Força do Ego
- Acredite em si mesmo e confie mais nos outros, sendo um exemplo com suas atitudes, para a atração e desenvolvimento de talentos.
- Comprometimento
- Esteja comprometido com uma causa (visão, missão, valores e estratégias), com a superação dos resultados e com o auto-desenvolvimento e desenvolvimento dos outros.
- Exposição a riscos
- Saiba avaliar a dimensão, expondo-se ou correndo riscos com responsabilidade (expor-se ou não? quando? por que? ), sem precisar ser herói.
- Senso de urgência
- Desenvolva a habilidade de trabalhar sob pressão e exercer pressão com sabedoria, sabendo antecipar-se e buscando resultados admiráveis.
- Cautela
- Saiba encontrar o equilíbrio entre a agressividade e a cautela, não correndo riscos desnecessários e tendo a consciência de que a precaução demasiada pode ser perniciosa.
4ª área: ORGANIZAÇÃO PESSOAL
- Gestão do Tempo
- Saiba administrar o tempo disponível para alcançar e superar metas, equilibrando a vida pessoal e profissional e sendo exemplo para os demais.
Pois é meu amigo e minha
amiga, mesmo conseguindo aplicar consistentemente as recomendações anteriores,
talvez não seja suficiente para torná-lo(a) um(a) LIDER ou conduzi-lo(a) à um alto cargo. Lembre-se que os verdadeiros
líderes não necessitam do destaque individual e nem precisam de altos cargos ou
posições dentro das organizações.
Entretanto, acredito que quanto mais você conseguir aplicar as
recomendações, mais será respeitado(a), admirado(a) e reconhecido(a)
!
Em nossos dias, está cada vez
mais raro encontrar grandes líderes. Na realidade, nós os encontramos muitas
vezes perto de nós, dentro de nossa família, em nossa comunidade, nosso bairro,
na igreja, naquele movimento social que você participa, na escola, etc. Na
maioria das vezes tais pessoas não possuem muita escolaridade formal, não falam
além do idioma do país em que nasceram, nem sempre se destacam em seus
trabalhos, porém são admiradas, respeitadas e tidas como exemplo.
Na essência, o que vale a pena
é viver a vida como um SER HUMANO especial, buscando sempre o crescimento e o
bem estar do próximo.
Autor: Carlos Alberto Zaffani - Consultor em Gestão de Empresas
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